O Abraço - Lygia Bojunga

Este ano promete muito na literatura e certamente teremos muito assunto para o tema. Entretanto, para estrear a literatura aqui no blog, escolhi falar de uma autora que ficou em minha memória por anos e com certeza permanecerá para sempre. É curioso como alguns autores têm esse dom. Passam a fazer parte de nossas vidas através de um texto, um conto, um romance. Se ainda não aconteceu com você, acontecerá! Já me "apaixonei" por Jorge Amado (li todos), José de Alencar, Machado de Assis (alguns), Guimarães Rosa, Zélia Gatai, Paulo Coelho, Gabriel García Marquez, Chico Xavier e outros tantos nomes brilhantes que para citar ficaria aqui por longo tempo. Ela, a Lygia, eu conheci na década de 90 e nunca mais vou esquecê-la. Naquela época, tive oportunidade de ler, através da biblioteca da escola em que estudava, apenas três de suas obras: A Bolsa Amarela, o Sofá Estampado e o mais marcante: O Abraço.
Lygia tem uma capacidade incrível de tocar bem fundo na alma da gente. São textos aparentemente direcionados para o infanto-juvenil, mas que têm o poder de atingir em cheio sentimentos e conflitos mais íntimos de qualquer idade. Essa gaúcha de nascimento e carioca de coração, é premiadíssima no mundo inteiro. Vale a pena ler e indicar para seus filhos. Tenho certeza que acrescentará muito à personalidade de cada um.
Mais informações sobre suas obras, premiações e biografia no www.casalygiabojunga.com.br
Abaixo a listagem de suas obras sempre atuais:
Os colegas 1972
Angélica 1975
A bolsa amarela 1976
A casa da madrinha 1978
Corda bamba 1979
O sofá estampado 1980
Tchau 1984
O meu amigo pintor 1987
Nós três 1987
Livro, um encontro 1988
Fazendo Ana Paz 1991
Paisagem 1992
6 vezes Lucas 1995
O abraço 1995
Feito à mão 1996
A cama 1999
O Rio e eu 1999
Retratos de Carolina 2002
Aula de inglês 2006
Sapato de salto 2006
Dos vinte 1 2007
Querida 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário