Como restaurar móveis antigos em casa mesmo

Não sei se já contei aqui, mas amo decoração.O casamento perfeito para mim: artesanato na decoração de ambientes. Adoro artesanato, só me falta mesmo a paciência para os trabalhos manuais. Por isso admiro quem faz.

Quando me sobra tempo, o que raramente acontece, arranjo sempre uma idéia de decoração do tipo "faça você mesmo". Trabalhos com canudinhos de jornal, pinturas, arranjos... e ultimamente tenho engenhado na recuperação de móveis antigos.
Sabe aquele guarda-roupas sem graça, a cômoda antiga, o baú, a cadeira que já saiu de linha?
Eu dou uma boa limpada, uma lixada e mãos a obra, ou melhor mãos à criatividade.
Compartilhando meus últimos "trabalhos": 
Esse móvel estava sem uso, porque estava com cara de tralha velha, horrível, não combinava com nada

O guarda roupas também não tinha uma aparência nada agradável
Veja como ficou


Como fazer?
Primeiro limpar bem o móvel com palha de aço 1 e lixá-lo para retirar qualquer resquício de cera ou verniz. Em seguida aplicar um primer (fundo/base) para garantir a uniformidade da tinta.
Nestes móveis eu usei tinta automotiva, mais especificamente o branco 96 da toyota. Usei tinta automotiva porque o resultado final é perfeito, impecável.
Você vai precisar também de solvente (Thinner) para diluir a tinta e para limpar a sujeirinha que fizer.
Para aplicar esse tipo de tinta é essencial o uso de um comprensor (pistola) para fazer o trabalho, pois a secagem da tinta automotiva é diferente das tintas comuns, por isso não dá para fazer a aplicação com pincel ou rolinho.
Caso o móvel tenha algum defeito no corpo, tipo buraquinhos, trincas, cubra com massa corrida e lixe até ficar no mesmo nível do móvel.
Normalmente é necessário ao menos duas mãos de tinta para uniformizar bem a pintura. Deixe secar cada mão completamente antes de dar a outra, pois isso influencia muito no resultado final.
Atenção: se nunca pintou usando comprensor, eu recomendo pedir a alguém que o faça por você. Mesmo que tenha que pagar a alguém, o resultado do trabalho com certeza vai compensar e muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário