Feira de Artesanato da Avenida Afonso Pena em BH, tem de tudo...

Ela foi criada em 1969, para que os hippies pudessem comercializar seus artesanatos. Daí o nome de Feira Hippie. A era dos hippies passou, mas a feira continuou. Em 1991 saiu da Praça da Liberdade, se alojou na Avenida Afonso Pena e seu nome foi oficialmente trocado para Feira de Arte e Artesanato da Avenida Afonso Pena, onde permanece atualmente e é um dos grandes pontos turísticos da capital mineira.

A feira conta com mais de 3.000 expositores e é considerada a feira mais importante da América Latina. Se firmou de vez como principal local de compras em MG para as  "sacoleiras" a quem eu prefeiro chamar de "empreendedoras".

Elas chegam de todas as partes do país. Já encontrei gente lá da Bahia, Espírito Santo, São Paulo, Brasília, Pernambuco, Alagoas, enfim, dos quatro cantos do Brasil.
Desde o início da movimentação para montagem das barracas, por volta das 2h da madrugada, elas já estão de olho nos melhores artigos, seguindo o velho ditado de quem chega na frente bebe água limpa.

As opções para investir por lá são tantas: Artes, bijuterias, brinquedos, uma seção completa para recém-nascidos (completa mesmo), roupas, bolsas, calçados, cintos (artesanato de primeira qualidade), decoração, móveis e muitas outras coisas com preços diferenciados para atacado e varejo, mas bastante atrativos em qualquer quesito. Não dá para esquecer da culinária. Acho que os homens são os que mais gostam dessa parte. Enquanto as mulheres passam horas fazendo suas comprinhas é lá que eles relaxam tomando uma cervejinha gelada e comendo os tira-gostos deliciosos que são preparados na hora. Uma delícia mesmo. Só de pensar nos churrasquinhos e as delíicas baianas, chega a dar água na boca!

Os setores são divididos: quem chega da região Centro-Sul encontra primeiro com as barracas de sapatos, cintos e bolsas. Depois aparecem as bijus, artigos exclusivamente infantis, depois as comidinhas diversas, as roupas para crianças e adultos, decoração e novamente as delícias da culinária. Nas calçadas, muitas obras de arte e até cachorrinhos à venda.

Tem que pesquisar, penchinchar e ter tempo. Aliás, tempo é elemento fundamental para conseguir bons ítens com preços melhores ainda.
Quem vai comprar para revenda, como eu já fiz várias vezes, recomendo chegar bem cedinho, madrugar mesmo. Até porque, a partir das 9 da manhã a feira já está completamente lotada e fica difícil se movimentar com sacolas e o espaço nas barracas fica bastante disputado.
Quem pretende ir para conhecer apenas, não se iluda! Pode levar dinheiro mesmo porque você não vai conseguir resistir a tantas tentações. Uma loucura!!!

As bolsas, os cintos e os sapatos são um mais lindo que o outro. E para todos os estilos, desde o clássico até peças mais fashions, mais ousadas. Tudo que está bombando ou que seja tendência, com certeza você encontra lá.

O setor das bijuterias deixa qualquer mulher assim, maluca. Show de cores, materiais, estilos, tamanhos, preços. Tanta variedade de peças, com qualidade excelente tenho certeza que não se encontra em lugar nenhum não é do Brasil não, é do mundo!

Na sessão de decoração e móveis, tudo segue a regra do artesanal mesmo, e as opções também são muitas.

Os outros setores eu só passo mesmo, às vezes dou um pulinho na parte infantil para adquirir alguma lembrancianha, mas ainda não mergulhei a fundo.

Não dá pra não se encantar também com os quadros e outras obras de arte que ficam ao longo da calçada junto ao Parque Municipal.

Fica então a dica: Feira de Arte e Artesanato da Avenida Afonso Pena, vale a pena conferir!
Ah, não sei se mencionei antes, mas ela só funcional aos domingos até mais ou menos 14h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário