TPM tem cura? Como aliviar a TPM? Dicas para reduzir o sofrimento

O que as mulheres fazem no dia-a-dia tem relação direta com a ocorrência dos sintomas da TPM. Algumas dicas podem ser úteis.
Já era sabido que a quantidade de sal nos alimentos deve ser reduzida. Beber bastante líquido ajuda a diminuir o inchaço do corpo. A dieta deve ser equilibrada e a vontade de comer doces, especialmente o chocolate - comum no período que antecede a menstruação - precisa ser controlada. Praticar exercícios físicos regularmente ajuda a produzir endorfina, que proporciona sensação de prazer. É bom evitar também o álcool, porque ele provoca dores de cabeça e fadiga. E o melhor eu guardei para o final: Um estudo feito pelo Departamento de Ginecologia da Universidade de Pernambuco (UFPE) renova a esperança de quem convive com a Tensão Pré-Menstrual (TPM). Segundo os pesquisadores, ingerir uma cápsula de ácidos graxos por dia é capaz de reduzir em mais da metade os sintomas. Seria uma luz no fim do túnel? Aff... Já não era sem tempo!

Presente em quantidade reduzida em alimentos como peixes, óleo de linhaça, de fígado e de bacalhau, os ácidos graxos não são produzidos pelo corpo humano. Como são uma gordura essencial para o organismo, alguns médicos recomendam a ingestão em forma de suplemento na dieta.
Por oito meses, 120 voluntárias entre 17 e 37 anos diagnosticadas com o problema foram acompanhadas. Um grupo recebeu uma pílula com um grama de ácidos graxos, outro recebeu 2g e o terceiro tomou placebo. todos os dias, as mulheres descreviam a intensidade dos sintomas em uma escala de marcadores.
Todos os grupos tiveram melhora, sem apresentarem alteração nos níveis de colesterol: o primeiro reduziu os sintomas em 64%; o segundo grupo, em 74%; e o terceiro, em 16%.
Segundo o médico Edilberto Rocha Filho, autor do estudo, os primeiros sintomas de melhora surgiram depois de três meses.

As pílulas podem ser adquiridas em farmácias de manipulação, porém, o Dr. Edilberto alerta que é fundamental que a mulher procure um médico ginecologista para que ele diagnostique a TPM e recomende o tratamento mais apropriado, já que outras medicações também são eficazes contra a doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário