Vamos cumprir nossas metas em 2011

Todo fim de de ano é a mesma coisa. Hora de fazer um balanço das realizações do ano velho e planejar para o ano novo. Alguns juram que vão começar aquela dieta, outros comprar a casa, o carro, mudar de emprego, e quase sempre chegamos à conclusão de que ainda há uma distância desconcertante entre o planejado e o concretizado.
Os psicólogos são unânimes ao enfatizar que o início de um ano é o momento ideal para repensar planos, seja nas áreas profissional, financeira ou emocional. Olhar para trás e analisar tudo que aprendemos, tudo que devemos ou não levar para os próximos anos. É preciso que haja uma organização emocional para estipular desafios para o ano novo, fazer uma reestruturação interna. Separar os proagnóstinos reais dos fantasiosos. Ter dados concretos para o planejamento é fundamental. Esses dados ajudam a tomar decisões e podem indicar tendências. Mas, às vezes no decorrer do ano surgem oportunidades de fazer coisas complemente diretes do idealizado. Aí é hora de avaliar se a nova oportunidade se encaixa no seu projeto maior de vida. Se sim, faça as mudanças necessárias e siga em frente, mas se a oportunidade não contribui, tira-a do caminho. O importante é nunca perder o alvo.

Dicas para atingir as metas
*Faça lista com atividades a cumprir até o fim do ano. Reserve um tempo para parar e pensar objetivamente em como foi sua vida durante o ano: O que deu certo? O que precisa melhorar? O que se pode aprender com os erros?
*Simplifique seus métodos e atividades.Por exemplo, tenha apenas um cartão de crédito e, de preferência só saia com ele se precisar comprar algo.
*Respeite o espaço das pessoas ao redor, em casa, no trânsito, em qualquer lugar. Isso ajuda a evitar conflitos que só servem para atrasar nossos planos e nos fazem estrassar e até adoecer.
*Se não tiver muito tempo para descansar, ao menos se lembre de fazer respirações profundas e lentas com frequência.
*Exercite o desapego. Doar o que não lhe serve ajuda a abrir espaço para coisas novas.
*Cuide bem da saúde praticando exercícios físicos e consuma alimentos saudáveis.
*Não deposite me ninguém a responsabilidade pelo seu fracasso ou sucesso. Você é o único regente de sua vida.
*Olhe nos olhos, dê bom dia, dê passagem, puxe um dedo de prosa com um desconhecido, experimente passar por ruas diferentes. Construir boas relações nos colocam em evidência e pode ajudar a concretizar algo, encontrar uma saída diferente.
*Saia da rotina, permita-se vivenciar uma situação nova ou desafiadora. Pode ser um ótimo exercício para trabalhar a flexibilidade e, com ela, novas portas podem se abrir.

É preciso disciplina e persistência para colocar em prática projetos idealizados!
Que em 2011 possamos nos sentir ainda mais realizados e felizes... FELIZ ANO NOVO A TODOS!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário